O novo marketing

Qualquer estudante de administração ou marketing que fez faculdade antes da era digital passou pelos 4Ps de Philip Kotler. Quando pensávamos em mercado e no futuro do negócio, nossa visão era focada em Produto, Preço, Praça e Promoção. Olhávamos para dentro pensando exclusivamente na sustentabilidade do nosso próprio negócio.

Nos últimos anos, com uma intensidade e urgência cada vez maior, outros “Ps” surgiram e tornaram-se uma importante bússola para as empresas. São os 5Ps da Sustentabilidade. Podemos definir sustentabilidade como um “modelo de desenvolvimento capaz de suportar as necessidades atuais sem prejudicar a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras.”  E é justamente quando pensamos nas gerações futuras nós concluímos que tão importante quanto trabalharmos para “o mundo do futuro” é estarmos comprometidos com “o futuro do mundo”.  As empresas perceberam que não adianta escrever um livro com as receitas de omelete se não tivermos a galinha para fornecer os ovos.

Os Ps da sustentabilidade passam por questões básicas e são chamados de pilares que devemos trabalhar para construirmos um futuro melhor. Basicamente os 5Ps são: Pessoas:  garantir os recursos necessários para que todos os envolvidos no negócio (funcionários, fornecedores, acionistas, comunidade) possam ter uma vida digna e saudável.  Prosperidade: produtos e serviços que promovam a inclusão social, econômica, cultural e política de todos. Parcerias: compartilhamento de conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros para promover parcerias públicas, público-privadas. Paz: trabalhar para a redução de toda forma de violência, abuso ou exploração. Planeta: proteger os recursos naturais respeitando o clima e a conservação do meio ambiente.

Trabalho em uma mineradora. Nosso segmento é conhecido como a “indústria da indústria” somos o primeiro elo de toda cadeia produtiva da sociedade. Temos consciência da nossa importância e também da nossa responsabilidade com o futuro do planeta. Por isso que na Itaminas o Marketing e a Sustentabilidade se fundiram em uma só área. Para nós, eles são indissociáveis e precisam andar sempre juntos. São dois lados de uma mesma moeda.

Todo os “Ps” do Marketing precisam estar alinhados e em concordância com os “Ps” da Sustentabilidade. Quando pensamos em novos produtos ou serviços eles precisam passar pelo funil da responsabilidade com as pessoas e com o meio ambiente. Peter Drucker, considerado o guru da gestão moderna dizia que o futuro não pode ser previsto mas pode ser criado.  O que nos leva a uma importante e necessária pergunta: que mundo estamos criando para entregar aos nossos filhos e netos? As mudanças climáticas e os relatórios ambientais são claros ao dizer que precisamos corrigir a rota e mudarmos de direção para o bem das próximas gerações. 

Surgiu, então, um novo entendimento de marketing. Um marketing que é comprometido com o todo e não apenas com os interesses exclusivos de uma única organização. Uma nova mentalidade de negócio que se apoia nos pilares da sustentabilidade como parte do seu posicionamento estratégico para perpetuar sua existência. 

Demorou mas a mudança chegou. Que esse novo marketing nos ajude a criar um futuro melhor.