Mate a sua vaca leiteira

Conta-se a história de um mestre e seu discípulo que visitavam pequenas vilas do interior compartilhando seus ensinos e conhecimento. Certa vez, eles ficaram hospedados na casa de uma família muito simples, tudo era muito regrado e com pouco conforto. Nisso o  mestre perguntou qual era a fonte de renda da família. O senhor da casa foi com ele até os fundos e, orgulhosamente, mostrou sua vaca: “Vivemos dessa vaca, ela é uma benção para nós! Ela nos dá cinco litros de leite todos os dias. Ficamos com dois litros para nosso consumo e os outros três litros, vendemos. E é assim que mantemos a casa.” Quando terminou o tempo da estadia, eles se despediram e assim que dobraram a esquina o mestre disse ao seu discípulo para que voltasse na casa de noite, quando todos estivessem dormindo e matasse a vaca. O discípulo, mesmo sem entender o estranho pedido feito pelo seu mestre, voltou de noite até aquela casa e matou a vaca. Passaram-se cinco anos e eles retornaram para o mesmo vilarejo. Qual a surpresa do discípulo ao chegar naquele lugar. A antiga e simples casa havia se transformado em uma ampla e moderna casa, toda a família estava bem vestida com um brilho nos olhos que não tinham anteriormente. O dono da casa rapidamente reconheceu o mestre e correu em sua direção, deu-lhe um grande abraço e o convidou para ficar na sua casa. Lá dentro ele contou: ” você não vai acreditar no que me aconteceu, exatamente no dia seguinte que vocês foram embora minha vaca morreu. Como eu não tinha mais o leite que ela me oferecia, eu tive que me reinventar. Passei a plantar milho, tomate e algumas frutas. Com o retorno eu reinvesti arrendando algumas terras e hoje eu sou o maior produtor da região.” Foi nesse momento que o discípulo entendeu o que o mestre havia feito. Ele forçou aquela família sair da sua zona de conforto (que não era tão confortável assim)  para experimentarem uma nova e melhor vida. 

Essa história serve como uma parábola para o tempo em que estamos vivendo. Os valores da nova geração de consumidores, cada vez mais sensível aos temas socioambientais, definirão a sustentabilidade dos negócios na próxima década. Muitas empresas acostumadas com seus processos, metodologias e resultados não conseguem se preparar para dar as respostas adequadas a esse novo mercado. Investir em pessoas, meio ambiente e em uma governança transparente e íntegra pode não fazer muito sentido no presente, afinal de contas eles tem sua “vaca leiteira” que paga as contas e mantém a roda girando porém não se sustenta no longo prazo. E, assim, o sucesso de ontem vira a maldição de amanhã porque o êxito passado pode gerar acomodação e uma miopia mercadológica. O melhor e mais confortável cenário dentro de um futuro imprevisível é repensar seus produtos e serviços 

Ressignifique o seu modelo de negócio considerando os indicadores de uma agenda ESG, e, se for necessário, não hesite em matar sua vaca leiteira. Tenha a certeza de que se você não o fizer, o mercado o fará por você.