NOVIDADES

Remuneração por performance

20 de junho, 2016

Devido a crise, nos últimos dois anos, muitos anunciantes têm buscado se reestruturar e reduzir custos. Isso signifca menos verba para publicidade e projetos de risco. O mercado têm buscado soluções mais eficientes e o desenvolvimento de ações mensuráveis. A palavra mágica ROI (retorno sobre o investimento) virou uma chave estratégica para destrancar as portas do cofre da empresa.

Com a mudança de eixo tanto nas suas expectativas como na sua remuneração, uma necessidade de se repensar o modelo de negócio atingiu todo o mercado. Quais são os valores pretendidos entre ambas as partes: é uma ideia? Planejamento estratégico? Compra de mídia? Design? Desenvolvimento de API? O que o cliente espera e está disposto a pagar? No afã de atender o cliente (lê-se: garantir a grana para pagar as contas) as agências assumem serviços, projetos e ações que não possuem capacidade técnica para executarem. Como o cliente também não paga lá essas coisas fica tudo no “elas por elas”: aonde a agência finge que entrega e o cliente finge que paga.

Um caminho que pode gerar a convergência necessária entre os dois mundos é a remuneração por performance. Porque quando se define os KPI’s (indicadores chaves de performance) da ação e como se remunera e/ou bonifica a agência então os dois lados ganham e alcançam a sinergia esperada para que exista sucesso nas operações. Se a agência está recebendo uma boa grana é porque o cliente também está. Todos ficam felizes e comprometidos.

Como em qualquer relacionamento saudável, pontes de confiança precisam ser construídas. As duas empresas se tornarão “cúmplices no crime” . O trabalho se complementa e se constrói uma história a quatro mãos. Trabalhar com um modelo de success fee faz com que a agência sonhe o sonho do cliente. E, talvez o mais importante nesses dias de pasmaceira, tenha sempre a “faca nos dentes” e o “sangue nos olhos” que o cliente tanto deseja perceber em seu parceiro estratégico de negócio.

Copyright © 2016 - Basic | Marketing de Performance.